terça-feira, 11 de novembro de 2008

A Educação que desejamos

"A educação tem que surpreender, cativar, conquistar os estudantes a todo momento. A educação precisa encantar, entusiasmar, seduzir, apontar possibilidades e realizar novos conhecimentos e práticas. O conhecimento se constrói a partir de constantes desafios, de atividades significativas, que excitem a curiosidade, a imaginação e a criatividade " José Manuel Moran
Acredito, apartir do texto de José Manuel Moran, que a educação está caminhando para onde queremos. Hoje a maioria de nossos jovens são determinados, vão à luta, demonstram garra, gana, pique, audácia. Outros, porem, demonstram falta de iniciativa, acomodam-se, não se empolgam, parecem não ter vontade própria e até transmitem desânimo ou falta de sentido de vida.
" É verdade que a geração atual de alunos dá mais trabalho porque vem mal educada de casa, que o nosso sistema de ensino é excessivamente burocrático e não dá continuidade às políticas educacionais; que os conteúdos vivem defasados e as capacitações dos professores geralmente não conseguem responder aos problemas concretos da sala de aula, tudo isso termina causando nesses profissionais, confusão, insegurança, estresse. Há ainda o fato de a sociedade não valorizar o profissional do ensino, mas daí se tornar vítimas eternas, posar-se de coitados, se acomodar, e fazer propaganda negativa porque é professor, é demais. Tal vitimização só aumenta a desvalorização do professorado pela sociedade (CALLIGARIS, 2007)."
É preciso buscar sempre mais qualificação, pois a tecnologia está chegando de forma acelerada, muitos problemas surgiram em consequancia, e quanto mais for afunilando mais serão as exigencias por parte dos alunos e de nós professores.

Nenhum comentário: